sábado, 7 de dezembro de 2013

O piri piri

O Piri Piri ou malagueta tem um sabor inconfundível e marcante e um aroma agradável. As Malaguetas são usadas como alimento e tempero e veneradas pelas suas qualidades medicinais.  Concentra na sua composição altos índices de vitamina C, ácido fólico, betacaroteno (vitamina A), (vitamina E), magnésio, ferro e aminoácidos, além de diversas substâncias anticancerígenas. A pimenta-malagueta destaca-se pela alta concentração da capsaicina e baixíssimos teores de piperina, o que faz com que seus efeitos no organismo humano sejam predominantemente benéficos. 
A capsaicina é utilizada tanto por via oral como por aplicação local e tem capacidade para reduzir a inflamação de dores relacionadas com artrite reumatoide e fibromialgia.

Curiosidades sobre as malaguetas
- As sementes são as principais responsáveis pelo ardor. Caso queira utilizar menos picante na culinária, opte por utilizar apenas a casca.
- Para calmar a sensação de boca e língua a arder beba leite ou algum dos seus derivados. A caseína, substância presente no leite, elimina a capsaicina dos recetores nervosos localizados na boca.
- A capsaicina pode impedir a coagulação do sangue, devido à presença de vitamina E e C

- Segundo o livro do Guiness o pimento mais picante do mundo chama-se Trinidad Scorpion Butch T, e é originário da Trindade e Tobago, sendo aconselhável colher com luvas e preparar com máscara protetora.

Sem comentários:

Enviar um comentário