sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Canela

Hoje decidi falar da canela, esta especiaria é muito utilizada por mim, em compotas e nos bolinhos.

A canela é uma pequena árvore. A canela que compramos em supermercados é realmente o córtex desta árvore, vendido em pau ou pó.
A canela é uma das especiarias mais velhas do mundo e a melhor em termos de nutrição e saúde. Contém propriedades que vêm dos componentes ativos dos óleos essenciais.

Reduz significativamente o açúcar no sangue – Ao usarmos a canela para temperar, esta estimula a produção de insulina, aumenta a eficácia dos seus receptores e abranda a digestão.

A canela é excelente no tratamento para gripes e resfriados. A melhor forma de consumi-la nesses casos é como chá, que alivia os sintomas da doença. Isso acontece porque a canela aquece o corpo e expulsa o agente infeccioso pelos poros. Uma boa dica é acrescentar gengibre para potencializar essa propriedade. A canela em pau possui também compostos fenólicos, substâncias que anulam a ação dos radicais livres, causadores de infecções.

Melhora o colesterol - Os antioxidantes que estão presentes na canela ajudam a eliminar parte da gordura que ingerimos com maior rapidez, o que contribui para que os níveis de colesterol não se elevem e sejam satisfatórios.

Ajuda a aumentar o fluxo menstrual - O chá de canela acelera a circulação ao aquecer o corpo e é usado tanto para iniciar o processo de menstruação como para o tratamento de gripes e resfriados. Por ter propriedades vasodilatadoras, também diminui a pressão arterial.
 Depos coloco algumas receitas com esta especiaria.
Beijinhos da Xé

Sem comentários:

Enviar um comentário