quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Receita com azeite aromatizado


Hoje vou falar do Alecrim ou também conhecido como Rosmarinus do latim que significa "orvalho que vem do mar" justificado pelas flores azuladas das praias do Mediterrâneo, lembrando o orvalho. Estimula a memória, por isso os estudantes gregos usavam ramos de Alecrim nos cabelos, quando submetidos a exames.
O alecrim é uma planta cheia de misticismo. Entre o povo grego e o romano era tida como uma erva sagrada. Usada como incenso ou como amuleto para atrair bons fluídos, principalmente em casamentos, e afastar o mau-olhado e a inveja.
De sabor fresco e doce, o alecrim confere um aroma delicioso a vários pratos, principalmente em carnes. Dá, também, um sabor especial a batatas:

Descascar as batatas, cortá-las em pedaços
Numa panela com água a ferver acrescentar sal e as batatas. Cozer as batatas.
Escorrer as batatas e deitá-las numa assadeira com Azeite aromatizado com Alecrim, piri piri e alho e manteiga

Salpicar com sal grosso e pimenta preta e regar com mais um pouco de Azeite aromatizado.
Assar no forno (pré-aquecido) a 200ºC por 30 minutos.

Retirar do forno (manter o forno aquecido) e com a espumadeira pressionar as batatas amassando-as um pouco para criarem uma maior zona de aderência na assadeira.
Voltar as batatas ou deixar no forno ate dourarem. Distribuir Alecrim fresco por cima.

Acreditem, ficam divinas!

Se não tiveram Alecrim fresco podem solicitar. Encomendem o Azeite aromatizado (em frasco de 250ml) e como oferta um saco com alguns galhos de Alecrim para a vossa receita.

Sem comentários:

Enviar um comentário