quinta-feira, 24 de julho de 2014

A tinta acrilica


O acrílico é uma tinta sintética solúvel em água que pode ser usada em camadas espessas ou finas, permitindo ao artista combinar as técnicas da pintura a óleo e da aquarela.
A tinta acrílica possui uma secagem muito rápida, em oposição à tinta óleo que chega a demorar meses para secar completamente em trabalhos com camadas espessas, possui um odor menos intenso e não causa tantos danos á saúde por não possuir metais pesados, como o cobalto da pintura a óleo.

A tinta acrílica, não depende de secantes, o diluente é a água, não é nociva ao pintor e seca rápido e a matriz cromática é ampla, daí ser muito popular entre os artistas contemporâneos.
Em técnicas mistas, acrílica e óleo ou acrílica e pastel, a tinta acrílica é sempre é utilizada primeiro já que as tintas oleosas fixam no acrílico mas o acrílico não fixa nas tintas com vetores oleosos.

A natureza e descrição das técnicas de pintura acrílica dependem em grande parte das características básicas de pintura acrílica.

A tinta acrílica é muito versátil, por isso é a favorita de muitos pintores, particularmente aqueles que ainda utilizam as técnicas de pintura acrílica para iniciantes. Pode-se utilizar tinta acrílica pura, ou  pode-se acrescentar água para alterar a profundidade e a textura. A tinta também pode ser usada em várias formas de suporte da pintura.

Funciona melhor em telas, ou mesmo em papel resistente. Também pode ser aplicada em superfícies de pintura não-tradicionais, como um pano.


Outra característica que torna o acrílico ideal para utilização em qualquer técnica de pintura acrílica é a sua natureza permanente. A cor da pintura não muda ou diminui com o tempo. Nem mesmo fica fraca ou quebradiça. Uma vez que a tinta seca, com os devidos cuidados, a pintura é certa para durar muito tempo.

 
A tinta acrílica é também à base de água. Esta característica tem um grande efeito nas técnicas de pintura acrílica.


Por último,  a tinta acrílica tem um tempo de secagem rápido. Isto é vantajoso, especialmente para as técnicas de pintura acrílica abstrato porque uma tinta acrílica a seco pode ser pintada com a mesma ou com diferentes cores, sem afetar o antigo.

Com esta característica, o pintor precisa trabalhar um pouco mais rápido antes que a tinta seque, e os pincéis devem ser limpos imediatamente após cada utilização. Aqueles que estão familiarizados com a tinta acrílica, misturam diferentes quantidades de água com a tinta, ou frequentemente passam os pinceis de pintura acrílica por água, para estender o tempo de secagem da pintura. Outros usariam um borrifador de água sobre a pintura para mantê-la húmida.

 
Existem outras técnicas de pintura acrílica que envolvem salpicos e pulverização da tinta em toda a área de trabalho. Estes métodos permitem que a tinta se espalhe naturalmente para criar formas irregulares.

Outros usam a raspagem. Permite que o pintor possa controlar a textura e a profundidade da pintura em partes específicas da obra. Aqui, os artistas utilizam uma espátula plana, lima de metal, ou qualquer objeto semelhante ou dispositivo que poderia produzir o mesmo efeito sobre a obra de arte.

 

Xénia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário